Guías de Viaje

A Ciénaga

Banho na Ciénaga
Banho na Ciénaga

A Ciénaga é uma das baías mais belas de Aragua. É uma grande entrada de mar de águas cristalinas e pouco profundas. Ideal para apreciar a natureza, tomar um banho, apreciar os mangues, passear em Kayac e até para um bom banho de lodo. Venha com nós pra juntos conhecer esta beleza natural.

Casas na borda da “piscina
Casas na borda da “piscina"

Vista da Ciénaga
Vista da Ciénaga

Chegada à Ciénaga

A forma mais comum de chegar à Ciénaga é por mar, partindo desde Ocumare da Costa. O mar é um pouco picado, pero de grande beleza por sua cor intensa. Pode-se observar como o mar golpeia contra as rocas, produzindo um fenômeno muito interessante, chamado a “pipa de Gómez” que é um jorro de água que sai disparado com cada ola.

Pipa de Gómez
Pipa de Gómez
Foto Mariana Rodríguez

Roca com pelícanos
Roca com pelícanos
Foto Mariana Rodríguez

Uma piscina natural

A piscina da Ciénaga
A piscina da Ciénaga

Bebidas tropicais
Bebidas tropicais de "López prepara"

Quando você entra à Ciénaga, a mão direita se encontra “A Piscina” que é um lugar donde a água tem uma linda cor turquesa clara e que não tem demasiada profundidade, por isso parece uma piscina. Na beira se dispõe de todos os serviços de mesas e cadeiras, das deliciosas bebidas tropicais servidas por “López Prepara” e também de comida.

Pescado Fresco
Pescado Fresco

Comendo debaixo das árvores
Comendo debaixo das árvores

As estrelas do mar

Uma das maravilhas da Ciénaga é a quantidade de estrelas do mar que se podem apreciar facilmente graças à transparência da água. Você pode agarrar as estrelas com suas próprias mãos, pero, POR FAVOR, não saque fora da água, já que podem morrer no ar. Tampouco tome com você, já que a única coisa que vai conseguir é um fedor muito desagradável na sua casa quando a estrela morra fora de seu ambiente. Simplesmente, desfrute delas no seu próprio ambiente.

Estrela do mar
Estrela do mar

Interatuando com estrelas do mar
Interatuando com estrelas do mar


Ricardo Tapia fala sobre as estrelas do mar

A estrela do mar girando

Os mangues

Como em muitos lugares das costas da Venezuela, na Ciénaga se encontram mangues. Esses manguezais se podem apreciar muito bem, graças à clareza da água. O reflexo das árvores de mangue em água produz a sensação de um espelho. Também se podem apreciar cardumes de pequenos peixes que se alimentam do ecossistema dos mangues.

Pelicanos descansando nos mangues
Pelicanos descansando nos mangues

Reflexo das árvores de mangue na água
Reflexo das árvores de mangue na água


Uma vista ao manguezal

Um banho de lodo

Uma das atrações mais curiosas e interessantes na Ciénaga é o banho de lodo no lado sul. Isso não é somente uma atividade divertida senão que deixa um bom benefício para sua pele.

Untando o lodo
Untando o lodo

Figuras negras
Figuras negras


Untando se de lodo na Ciénaga

Submergido no lodo

Um passeio em Kayac

Na Ciénaga se pode alquilar Kayacs. É um lugar ideal para um passeio em Kayac pela tranqüilidade e beleza das águas cristalinas e porque se pode percorrer sem muita dificuldade, incluso para pessoas sem muita prática.

Kayac
Um kayac nas águas cristalinas

Kayacs en la ciénaga
Combinando desporte com a natureza

A fundação A Ciénaga e o projeto Parapa

Carlos González
Carlos González da fundação a Ciénaga

A Ciénaga tem um ecossistema bastante frágil. Afortunadamente existe a “Fundação a Ciénaga” que vela pela sua conservação. Seu labor é principalmente educativo. Instruindo aos todos os barqueiros, aqueles que sabem que seu sustento econômico depende da conservação do lugar, se conseguem grandes avanços, eles a sua vez, instruem e educam aos visitantes para que cuidem a Ciénaga pra que ela possa seguir brindando sua beleza por anos. Carlos González, da fundação, explica pra nós que as espécies que correm mais perigo são as tartarugas (a tartaruga verde, a tartaruga Carey, a “Laúd” ou “Cardón”), e as aves polla de mangue negro (endêmica desse lugar) e o gavião caranguejeiro negro.

O projeto para cuidar a tartaruga verde se chama Parapa, que é o nome indígena da tartaruga. Na Ciénaga também se conseguem aves migratórias, como a águia pescadora que vem da Canadá. Para fazer contato com a fundação, se pode ligar por email fundacienaga em hotmail.es.


Outros destinos da Costa de Ouro

Clique na foto do lugar que deseja visitar

Ocumare da Costa


Ocumare da Costa

Ocumare da Costa

Cata


Cata

Uma das praias mais belas e tradicionais da costa Aragüeña

Cuyagua


Cuyagua

Lugar ideal para a prática do Surf

Cumboto


Cumboto

Antigo refúgio de escravos, hoje lugar de descanso e de produção de tambores


Traducción realizada por Pedro Isea Herrera

Ver además

Aragua - El estado Aragua se encuentra situado en la región centro- norte de Venezuela, siendo sus límites el mar Caribe por el norte; el estado Guárico por el sur; los estados Vargas, Miranda y Guárico por el este y Carabobo y Guárico por el oeste. Su nombre, es

Croquetas de merluza y camarones - Hacer croquetas siempre me ha resultado muy práctico, pueden ser tan versátiles y convertirse en entrada, parte de un plato principal ó simplemente un pasapalo con clase, las croquetas que hoy propongo son muy agradables al paladar pues combinan pescado y camarones, el resultado son unas croquetas crujientes por fuera y de sabor delicado por dentro.

Punta Brava - Es la playa mas cercana a Tucacas, a esta isla le construyeron un puente, por lo que hoy día se le puede llegar en automóvil, hay un peaje de Imparque que cobra Bs. 1.000 por carro, playa muy concurrida los fines de semana, pocas palmeras, vendedores ambu

Crasquí - Uma das ilhas mais bonitas de Los Roques é a de Crasquí. Situada a uma pequena distância, à oeste de Gran Roque, você chega após meia a uma hora de navegação. Em Crasquí você encontra um restaurante onde pode saborear o peixe do dia, acrescido da atenção

Museo Marino - Museo Marino de margarita. Queda en la península de macanao - boca de río

Espacio Publicitario

Espacio Publicitario

Historia y Personajes
José María Zamora
Militar y político, con participación en la Guerra de Independencia y en la Guerra Federal. Tras alistarse en el Ejército patriota, participa en los combates del año 1814 como segundo al mando del escuadrón Rompelíneas, bajo las órdenes del general Pedro
Cocina
Dedos de novia
Dedos de novia, dedos de gacela…deditos a base de una masa dulce con nueces o almendras, cubiertos de azular glas. Este dulce es típico en la cocina árabe, son dulces cilindros, dulcísimos, quizás el postre mas tradicional, queda esplendido presentado en mesas de dulces.
Cultura
Virgen de Betania
No sabemos si este nombre fue puesto en honor a la aldea, situada en la falda oriental del Monte de los Olivos, en un agreste y profundo valle, a 5 Km. de Jerusalén. Su nombre significa 'casa de aflicción' y es célebre porque en la época de Cristo, allí r


McAfee Los sitios Secure le ayudan a prevenir robos de identidad, fraudes a través de tarjetas de crédito, software espía, correo no deseado, virus y otras estafas en línea

Terms of use
© venezuelatuya.com S.A. 1997-2017. Todos os direitos reservados. RIF J-30713331-7
Powered by Globalwebtek.com