Historia y Personajes

Resumo (1a Parte)

Historia


1. Antes do descobrimento - 1498

Acredita-se que o homem apareceu no território que hoje conhecemos como Venezuela há mais ou menos 16000 anos. Esta população chegou pelo sul, na região do Amazonas, pelo Oeste, pelos Andes e pelo Norte através do Caribe.

Choza Indígena

As habitações eram muito variadas. Os agricultores, caçadores e pescadores que trocavam freqüentemente de moradia e viviam em casas bem simples de palha. Ao sul da Venezuela podiam ser encontradas grandes casas circulares como a que podemos ver nesta foto.


Um dos legados que nos deixaram estes primeiros venezuelanos foram os petroglifos, umas gravações em pedra como a que mostra a foto.

Petroglifos


2. O descobrimento da Venezuela - 1498

A Venezuela foi descoberta durante a terceira viagem de Cristóvão Colombo, em 2 de agosto de 1498, quando ele chegou à foz do rio Orinoco, depois de haver passado em frente à ilha de Trinidad. Era a primeira vez que os espanhóis tocavam o continente Americano! Na realidade, durante a primeira viagem eles haviam chegado à ilha de Santo Domingo e na segunda, em Porto Rico.

Viejes de Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo
Cristóvão Colombo


Península de Paria
Península de Paria

Depois ele prosseguiu sua viagem passando pelo Golfo de Paria e margeando a costa, passou pela Ilha de Margarita, onde encontrou as primeiras pérolas. Logo seguiu sua viagem para o Norte.


3. A Conquista

A conquista foi um período que se seguiu ao descobrimento e que se estendeu até a metade do século XVII. Os espanhóis tinham grandes motivos para dominar este novo mundo que acabavam de descobrir.

Afresco do Conselho Municipal de Caracas
Afresco do Conselho Municipal de Caracas

 O primeiro, um motivo "nobre", era a evangelização que consistia em converter os indígenas ao cristianismo, e como conseqüência eles teriam que obedecer ao Papa e aos Reis de Espanha. O segundo motivo, um pouco menos nobre, era conseguir riquezas, em particular o ouro e as pérolas.


Diego de Losada
Diego de Losada

Os índios ofereceram um forte resistência ao intento espanhol de conquista-los. Um dos mais valentes foi Guaicaipuro, o chefe (cacique) da tribo Caribe. 

Guaicaipuro

Escudo antigo da cidade de Caracas
Escudo antigo da cidade de Caracas

Em sua luta contra os espanhóis, ele destruiu alguns povoados e acabou com algumas expedições. Ainda assim foi capturado por Diego Losada, que uns meses mais tarde chegou a um vale e decidiu fundar a cidade que chamou de Santiago de León de Caracas, em 25 de Julho de 1567.


4. A Colônia

Diferentemente do que ocorreu no México e no Peru, que tinham muitas riquezas (ouro e prata), as províncias que constituíam a Venezuela não eram muito importantes para a Espanha. Estas cinco províncias (Venezuela, Cumaná, Mérida ou Maracaibo, Margarita e Guayana) dependeram primeiro de Santo Domingo e, em seguida, de Santa Fé de Bogotá, que foram posteriormente elevadas à categoria de Vice-Reinado (como o México e o Peru).

Provincias

O cultivo de maior importância foi o do cacau. A partir de 1620, e nos próximos dois séculos, o cacau foi o produto de maior importância de exportação da Venezuela. Para o seu cultivo vieram muitos imigrantes da Espanha, e em particular das Ilhas Canárias. Mais tarde, diante da necessidade de mais gente para o cultivo, foram trazidos escravos negros da África. Os barcos que os traziam logo eram carregados de cacau para ser levado ao México. Isto era ilegal e levou a Coroa a criar a Real Companhia Guipuzcoana.

Barcos de Cristóvão Colombo

Francisco de Miranda
Francisco de Miranda

O movimento pré-independência mais importante foi o de Francisco de Miranda. Depois de ter participado da independência dos Estados Unidos e de haver lutado na Revolução Francesa, Miranda (o único americano que aparece no Arco do Triunfo em Paris), com o apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos, sai de Nova Iorque, em janeiro de 1806, no navio Leander, com 200 homens e mais dois navios.


Ele desembarcou na costa venezuelana mas não pode realizar seu intento porque os navios espanhóis que tinham custódia dos portos lutaram contra, em uma batalha naval na qual Miranda perdeu dois de seus navios, refugiando-se em Trinidad. Com a ajuda do governador desta ilha, ele organiza uma segunda expedição que consegue desembarcar em 3 de agosto na Vela de Coro. No entanto, Miranda não consegue apoio dos colonos, já que muitos desconfiavam dele e até o consideravam um agente inglês. Miranda abandonou o país e regressou para a Inglaterra.

Continuação
Continuação

Find biographies

Name Search:

|

Espacio Publicitario

Espacio Publicitario

Historia y Personajes
Francisco Linares Alcántara
Militar y político venezolano, presidente de la República durante el período 1877-1879. Hijo del general Francisco de Paula Alcántara, prócer de la Independencia, y de Trinidad Linares. Inició su carrera militar en 1846, al combatir el alzamiento de Ezequ
Geografía y Naturaleza
El zorro común
Entre los carnívoros venezolanos, el zorro común es uno de los más conocidos. Su cuerpo mide unos setenta centímetros de largo, y su cola otros treinta. El peso de un adulto alcanza seis kilos. Su pelaje va del gris claro al oscuro, pasando por tonalidade


McAfee Los sitios Secure le ayudan a prevenir robos de identidad, fraudes a través de tarjetas de crédito, software espía, correo no deseado, virus y otras estafas en línea

Terms of use
© venezuelatuya.com S.A. 1997-2017. Todos os direitos reservados. RIF J-30713331-7
Powered by Globalwebtek.com