Cumaná

Estátua à entrada da cidade

Vista da catedral e da cidade
Cumaná tem a honra de ser a primeira cidade do continente americano, fundada pelos espanhóis no ano de 1521, sob o mandato de Gonzalo de Ocampo. Seu nome, na língua dos nativos - os cumanagotos - significava união entre o mar e o rio.
Apesar da cidade ter sido fundada em 1521, desde o ano de 1515 nela catequizavam missionários franciscanos.

Monumento ao índio e ao missionário

Baixo relevo perto do monumento anterior
Cumaná situa-se na desembocadura do Rio Manzanares. È uma cidade bastante plana, dominada por uma colina que tem um castelo de onde se pode ver uma linda vista de toda a cidade até o Golfo de Cariaco, que separa a terra firme da península de Araya.

Estátua eqüestre do Marechal Sucre

Passeio pelo Rio Manzanares
Cumaná foi a cidade natal de um dos venezuelanos mais ilustres:
Antonio José de Sucre, vencedor de Ayacucho, a batalha que consolidou a independência da América Boliviana. Também foi o primeiro
presidente da Bolívia.
Museu Antonio José de Sucre

Fachada do museu

Pátio interno
No Museu Antonio José de Sucre, pode-se apreciar uma mostra de muitas pinturas e objetos da época, lembranças deste grande homem.

Quadro da rendição da Ayacucho

Simpática guia do museu - Arlenis Martinez
Igrejas de Cumaná

Igreja de Santa Inês

Fachada da Igreja
Uma das igrejas mais lindas de Cumaná é igreja de Santa Inês, que está ao pé da colina onde está situado o castelo. Ao seu lado encontram-se as ruínas de uma casa que foi destruída no terremoto de 1929. Outra igreja muito interessante é a catedral, situada na Praça Bolívar.

Casa em ruína

Catedral
Catelo
Uma das maiores atrações turísticas de Cumaná é, sem dúvida alguma, o castelo que domina a cidade e a entrada ao golfo de Cariaco. Como curiosidade podemos dizer que hoje em dia o castelo encontra-se bem longe do mar, o que não é muito lógico se tivermos em conta que os castelos eram construídos principalmente para proteger a cidade de embarcações inimigas. A explicação é que o mar afastou e o que é hoje a parte nova da cidade era, antigamente, mar.


Fin Espacio Publicitario












